Governança em Informática - Matonet

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Governança em Informática

Cursos

Objetivo.
Mostrar um processo disciplinado e estruturado de Governança em Informática (inclusive WEB), segundo uma visão de negócio, de forma a cumprir necessidades, prazos e orçamentos.

Pré-requisito.
Conhecimento básico de Informática e sua terminologia

A quem se destina.
Líderes e Analistas de Sistemas ou Suporte, Gerentes de Sistemas e todos os profissionais envolvidos em Projetos de Informática, inclusive Projetos em ambiente WEB.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
 
Conceitos e Definições.
Futuro, Estratégia, Missão, Objetivos, Metas, Política e Meio Ambiente. Planejamento : Objetivos e Princípios. Níveis de Planejamento : Estratégico, Tático e Operacional. Distinção entre Projetos e Processos, Definição de Aplicação, Dados, Sistemas e Projetos.

A importância do Planejamento nas Organizações.
Interação do meio ambiente (Mercado, Governo, Tecnologia, etc..) com a organização e ponderações sobre a importância do Planejamento nas Organizações.

Governança em Informática
Missão dos Sistemas de Informação: Desenvolvimento de Novos Serviços, Fornecimento de Serviços e Integração da Empresa e do uso da Informação. Informática e Informação na Organização. Processos

Nível Estratégico

Planejamento Estratégico da Empresa
Definir Políticas, Necessidades , Processos e Fluxos de Sistemas de Informação.

Criação da Arquitetura
Definir a Arquitetura de Aplicações, Dados e Processos da Organização. Integrar as arquiteturas.

Planejamento e Controle Estratégico de Sistemas de Informação
Avaliar alternativas de implementação, Aprovação do Plano Estratégico de Sistemas de Informação, Priorizar e definir objetivos estratégicos. Controlar e executar o Plano Estratégico

Nível Tático

Planejamento de Desenvolvimento.
Elaborar o Plano de Projetos frente aos novos negócios e/ou produtos da empresa, após elaborar o Plano de Aplicações, Plano de Dados e  Plano de Sistemas.

Planejamento de Serviços.
Elaborar o Plano de Serviços perante os serviços atuais e futuros, após o Plano de Marketing e de Níveis de Serviços, composto pelos Planos de Auditoria, Recuperação e Segurança.

Planejamento de Gerencia
Elaborar o Plano de Gerencia que conterá também o Controle de Gerencia.

Planejamento de Recursos
Elaborar o Plano Tático, constituído pelos Planos de Capacidade e Plano de Recursos Humanos / Qualificações e pelo Plano Orçamentário.

Nível Operacional  -  Controle

Controle de Desenvolvimento e Manutenção.
Englobando os processos de Designação de Projetos, Planejamento Detalhado de Projetos, Controle de Projetos, Controle de Alteração de Projetos e Avaliação de Projetos.

Controle de Serviços.
Englobando os processos de Planejamento da Produção, Controle da Performance de Recursos e Dados, Controle de Problemas e Avaliação de Serviços.

Controle de Recursos
Englobando os processos de Controle de Mudanças e Controle de Inventario de Recursos e Dados.

Nível Operacional  -  Execução.

Desenvolvimento e Manutemção.
Englobando os processos de Aquisição/Atualização/Aplicativos/Softwares.

Serviços de Informação.
Englobando os processos de Produção, Distribuição, Serviços ao Cliente e Marketing de Serviços.

Suporte Administrativo.
Engloba os processos de Administração Financeira, Educação /Treinamento e Desempenho de Recursos Humanos.


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Carga Horária

Este treinamento tem a duração de 16 horas.

4 sábados das 9 às 13h
E-mail: comercial@matonet.com.br
Telefone: (11) 2613-3851
Whatsapp : (11) 98135-0822
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal